segunda-feira, 29 de Abril de 2024  16:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-02-2016

Espetáculos de Marionetas no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.



Três espetáculos de robertos e marionetas, este sábado, no Festival que decorre no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. O primeiro da tarde, mais internacional, é "Punch & Judy", pela The Puppetree Company, que traz ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré um espetáculo tradicional do Reino Unido, que é apresentado há cerca de 30 anos, dentro e fora do país de origem. O espetáculo “Punch and Judy” faz parte da herança inglesa folk e tem sido apreciado de geração em geração.

A primeira referência registada foi realizada por Samuel Pepys, em 1662. Samuel Pepys assistiu a um espetáculo de marionetas italiano com um personagem chamado "Policinella", em Covent Garden, Londres. Depois escreveu sobre "Punchinello", acabando por abreviar para "Punch". Há primos de “Punch” em muitos outros países, mas o boneco vestido de vermelho e amarelo, como os bobos da corte é verdadeiramente britânico.

Seguem-se espetáculos em português. Rui Sousa apresenta "Castelo Assombrado" e "Zé do Telhado". "Castelo Assombrado" conta a história da bela princesa Rosa, que vivia no castelo de Santa Maria da Feira, vigiada por um terrível dragão e prisioneira de um homem gigante, que a tinha fechado a sete chaves numa das torres. O herói “Dom Roberto”, que por ali passava, ouviu os seus gritos de socorro e foi logo em seu auxílio.

No espetáculo “Zé do Telhado” conta-se que Zé do Telhado era uma espécie de Robin dos Bosques, que tirava aos ricos para dar aos pobres. Mas, na verdade, ele como pobre apenas tirava aos ricos para si e para os seus. Este personagem terá inúmeras peripécias, que passam pelo romantismo com a sua bela e amada esposa até robustas pancadarias com a guarda.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®